Em torno de 60 milhões de anos atrás, a temperatura da Terra sofreu uma enorme queda. Em razão disto não houve calor suficiente, durante o verão, para derreter a camada de gelo que costumeiramente se formavam nas grandes altitudes durante o inverno.
Diante desse fenômeno, as geleiras, aos poucos, soltaram-se das montanhas, fato que originou um grande desgaste nas rochas enquanto carregavam aargila por muitos quilômetros. Por fim, uma enorme área da região norte da Europa foi coberta por uma espessa camada de gelo.
Este acontecimento foi o marco inicial da última Era Glacial ou Idade do Gelo. O mundo todo foi afetado por este fenômeno, desde o continente europeu até as regiões centrais.
Os únicos seres que conseguiram sobreviver a este período foram os animais com maior quantidade pêlos, como por exemplo, o rinoceronte lanoso, os primitivos antílopes e alguns mamutes.
Ainda hoje, é possível encontrar parte das calotas glaciais deste período. As que estão em grande parte da Groelândia são um exemplo disto
Ocorreram 6 grandes eras glaciais nos últimos 1 bilhão de anos da história do planeta Terra. A última aconteceu há 60 milhões de anos atrás na Era Cenozóica (no período Terciário Superior).
Na passagem de uma glaciação para outra, ocorreram períodos mais quentes, época em que o gelo era derretido, formando lagos nos vales.